Patas & Garras

Primeira noite do seu cãozinho em casa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Primeira noite do seu cãozinho em casa

Mensagem por Jackson em Sex Jun 08, 2012 11:03 pm

Assim como os preparativos para a chegada de um bebê humano em casa começam antes da vinda dele ao mundo, o enxoval do cão e tudo que se relaciona com a presença do novo animal de estimação devem ser definidos com antecedência e não no dia da chegada. Muitos problemas de comportamento podem ser evitados seguindo essa estratégia.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preparando o quarto do cãozinho
O primeiro dia num novo ambiente é muito importante.Afinal, o cão estará com pessoas, sons e cheiros que desconhece.Passar esses momentos iniciais em um lugar agitado e com gente discutindo pode assustar o recém-chegado, deixá-lo inseguro, tipo nada melhor que definir antecipadamente onde o cão vai ficar, a quais cômodos terá acesso e quem será o responsável por alimentá-lo e por manter o local limpo.

Preparando o enxoval
Deixe tudo preparado para a chegada do cão.Ele precisará de uma cama, de um pote para água e de outro para comida. Também necessitará de brinquedos para roer - a intenção é acostumá-lo desde cedo a roer os próprios brinquedos. É indispensável que tenha seu próprio banheiro - adquira um pacote de tapetes higiênicos ou deixe bastante jornal em estoque. Tenha à mão pelo menos um pacote de ração para os primeiros dias, seguindo a indicação do seu veterinário.
Definitivamente, o primeiro lugar que o cão deve conhecer na nova moradia é o banheiro dele. A excitação gerada pela viagem o estimula a fazer as necessidades.Ao chegar, leve-o até o banheiro e coloque-o sobre a área forrada. Aguardeaté ele evacuar.Se der certo, recompense-o com bastante carinho - essa já é o primeiro passo para criar o hábito sanitário correto. Repita vária vezes o treino. Fique atento:quando o cão mostrar vontade de evacuar, acompanhe-o até o banheiro. Faça isso até ele ter feito bem a associação. O local onde o cão ficará precisa ter área suficiente para ele se movimentar com facilidade. Deve ser uma área fresca, protegida do sol, da chuva e do frio. Ao lado da cama do cão, deixe os potes de água e de comida, além dos brinquedos.Do lado oposto, onde o cão menos se movimenta, monte o banheiro com algumas folhas de jornal ou com um tapete higiênico.Esse será o único cômodo onde o cão poderá permanecer sem supervisão até se adaptar ao novo lar.Tome cuidado, portanto,com tomadas, fios e objetos que possam feri-lo.

Acostumando o cão a ficar sozinho
Há situações em que o cão deve ficar sozinho por algum tempo.Já no primeiro dia convém iniciar o trabalho preventivo contra a ansiedade por separação. O primeiro passo é deixar o cão sozinho no espaço dele por cinco minutos, entretido com um brinquedo ou com comida.Volte.Se ele não chorou nem latiu, recompense-o e aumente o tempo de espera. Prossiga ampliando gradualmente o período de solidão de acordo com os acertos.

Ensinando o cão a compartilhar
Muitos cães desenvolvem agressividade por posse já nos primeiros dias em casa. Desde cedo, estimule o seu cão a dividir as coisas. Mostre a ele que deve permitir que você tenha acesso à comida dele, aos brinquedos e ao território. Ao se aproximar das coisas do cão, recompense-o sempre com bastante carinho e petiscos para premiar a cooperação dele.

Importante: se o treinamento preventivo for insuficiente para moldar o comportamento do cão, procure ajuda profissional o quanto antes.
avatar
Jackson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 31/08/2011
Idade : 21
Localização : SP

Ver perfil do usuário http://patasegarras.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum