Patas & Garras

Importância da Castração de gatos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Importância da Castração de gatos.

Mensagem por Jackson em Qua Jun 27, 2012 3:57 pm

A castração/esterilização de gatos é uma pratica recomendada por veterinários no mundo todo. A menos que você queira que seus gatos dêem cria é altamente recomendado castrar o gato.
Para os gatos machos se diz “castrar” e para as fêmeas se fala em “esterilização”.
Recomenda-se que a castração ocorra antes de 1 ano de idade pois nesse caso as vantagens que ela traz para seu animal aumentam (veja abaixo).
Quais as vantagens de castrar meu gato?

As principais vantagens de você castrar o seu gatinho são:
Gato mais calmo e amistoso;
Menor chance do gato se machucar ou se perder;
Menor probabilidade de contrair doenças;
Gatos fazem menos sujeira.
Vamos analisar com mais detalhe.

Gato mais calmo e amigo

Um gato castrado tende a ser um animal menos ansioso e agitado, será mais dócil com seus donos e mais fácil de educar. Além disso, a gata esterilizada irá se torna menos barulhenta. Essas mudanças ocorrem, pois o comportamento do gato dependerá menos de seus instintos sexuais. Terá menor chance de se machucar ou se perder.
Gatos castrados costumam brigar menos com outros gatos. Brigas podem machucar muito seu gatinho e custa caro tratar de seu amigo machucado no veterinário. Um gato não castrado tem o costume de fugir de casa para encontrar parceiros. Isso aumenta a chance do gato se perder ou se machucar.

Menos doenças
Animais não castrados têm mais chance de contrair uma série de doenças como:
Câncer mamário nas fêmeas
Infecção uterina (para as fêmeas)
Doenças nas glândulas reprodutivas
Problemas genito-urinários, dentre outros.
Gatos e gatas castrados tendem a viver mais tempo e ter uma vida mais saudável.

Gatos castrados fazem menos sujeira
Tanto fêmeas como machos que não são castrados costumam fazer mais sujeira. Os machos não castrados costumam marcar território soltando jatos de urina. As fêmeas não esterilizadas costumam urinar e defecar em local inapropriado quando estão no cio.

Castrar machuca o gato?
Castrar o gato pode deixar os donos culpados, pois às vezes acreditam que estão fazendo mal ao gato. Você deve ter em mente que a operação de castração/esterilização é considerada como um procedimento simples e rápido. Um bom veterinário já realizou diversas operações assim e estará aberto para tirar todas as suas dúvidas sobre os detalhes do procedimento. É bastante rara a ocorrência de complicações nesse tipo de operação. Durante a cirurgia o veterinário terá de raspar um pouco do pelo de seu gatinho algo que pode lhe assustar no começo, mas isso não irá machucá-lo. Castrar um gato além de trazer benefícios para sua saúde é uma questão de cidadania. O problema de superpopulação de gatos em cidades é grave e deve ser contido. A melhor forma de fazer isso é castrando os felinos.

Quando devo castrar meu gato?
É recomendado castrar os gatinhos machos por volta dos 8 meses de idade assim que os testículos descerem para a bolsa escrotal. Já nas fêmeas é recomendada a esterilização a partir dos 7 meses de idade.

Mas lembre-se, é seu veterinário que saberá exatamente o momento certo de castrar seu animal.

Lembre-se que para gatos saudáveis, sem complicações de saúde você pode castrar seu gato/gata em qualquer momento de sua vida adulta. A operação geralmente não é restrita a fase de filhote do gato. Porém é importante saber que os benefícios da castração aumentam se ela ocorrer precocemente (antes de 1 ano de idade).
avatar
Jackson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 31/08/2011
Idade : 21
Localização : SP

Ver perfil do usuário http://patasegarras.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum