Patas & Garras

Primeiros socorros: Hemorragias, o que fazer!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Primeiros socorros: Hemorragias, o que fazer!

Mensagem por Jackson em Sex Jun 29, 2012 3:24 pm

Hemorragias

Dependendo da quantidade de sangue perdido poderá ocorrer anemia. O animal anêmico apresenta letargia, falta de disposição, diminuição ou perda de apetite, respiração acelerada e palidez nas gengivas e parte interna das pálpebras.
No caso de perda de grande volume de sangue em pouco tempo, existe o risco de parada cardíaca. Isso acontece porque não há sangue suficiente dentro das câmaras do coração para esse órgão “bombear”.

Hemorragia externa:
São fáceis de detectar, pois você visualiza a perda de sangue. Ela é provocada por cortes profundos, perfurações ou brigas entre animais. Hemorragias superficiais ocorrem quando pequenos vasos que irrigam a pele são rompidos e a perda de sangue é considerável, mas nunca fatal. Um exemplo é o sangramento causado por escoriação, pequeno corte ou outro ferimento na pele. Se um vaso sanguínero for rompido (veia ou artéria), a hemorragia pode ser grave e deve ser estancada imediatamente. Os vasos atingidos mais facilmente localizam-se nas patas, cauda, orelhas e pescoço.
A hemorragia grave pode ser fatal, por isso, ela precisa ser interrompida o mais depressa possível e o volume de líquido perdido pelo organismo, resposto.

Você vai precisar de:
Compressas de gaze, faixa crepe, esparadrapo, antisséptico e pomada antibiótica.

O que fazer:
  • Aplique um pano limpo ou compressas de gaze sobre o local e pressione por alguns minutos. Mantenha a pressão até o sangramento parar.
  • Coloque compressas de gaze sobre o ferimento e proteja com a faixa crepe, se o local permitir. Fixe com esparadrapo. Nunca deixe a lesão aberta para evitar o acesso de moscas ao ferimento .
  • Leve o animal ao veterinário para desinfecção e sutura do corte. Se isso não for possível imediatamente, limpe o ferimento com água oxigenada, líquido de Dakin ou iodo povidine. Aplique pomada antibiótica.
  • Se um vaso sanguíneo for atingido, o sangramento não irá parar facilmente. Mantenha a pressão sobre a região até chegar ao veterinário.
  • Nas patas e cauda, voce pode aplicar um torniquete se o sangramento for severo. Com um pedaço de faixa crepe ou cadarço de sapato, amarre o membro um pouco acima da região do sangramento . Afrouxe a cada 5 minutos e depois volte a apertar.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Hemorragia interna
Esse tipo de hemorragia é difícil de detectar, porque não podemos visualizar o sangue, nem ter certeza se há sangramento interno.
Após a queda de um lugar muito alto, pancada no abdômen ou tórax, atropelamento ou outro acidente, o animal poderá perder sangue resultado do rompimento de um órgão ou vaso sanguíneo. Os sinais que podemos notar no caso de hemorragia interna são: queda de temperatura, palidez nas mucosas(gengivas e parte interna das pálpebras) e fraqueza. Pode haver perda de consiência e dor abdominal.
A temperatura dos cães e gatos varia de 38ºC a 39ºC. No caso de hipotermia (temperatura baixa), os valores serão inferiores a 37ºC.
O aparecimento de sangue na urina, fezes ou vômito, não significa hemorragia interna. Quando ele aparece em pequenas quantidades ou com aspecto de rajadas, a causa da perda de sangue precisa ser investigada, mas não deve causar desespero.
Grandes quantidades de sangue eliminadas pelas fezes e vômito pordem ter como causa envenenamento por "chumbinho" (veneno para ratos) ou ingestão de iscas com vidro triturado, ambos usados criminosamente para matar animais.
Você vai precisar de:
Cobertor, termômetro e bolsa térmica aquecida.
O que fazer:
  • Caso haja um acidente, atropelamento ou queda, meça a temperatura retal do animal com o termômetro. Repita a cada 30 minutos e observe se ela está caindo.
  • Se o animal estiver agressivo, coloque a focinheira ou faça uma mordaça com um pedaço de faixa crepe ou cadarço de sapato antes de qualquer procedimento.
  • Manipule o cão/gato com cuidado, evitando movimentos bruscos.
  • Se a temperatura estiver baixa (inferior a 37,5ºC) ou começar a diminuir enrole o animal num cobertor e coloque uma fonte de calor próxima a ele. Use uma bolsa térmica aquecida ou improvise enchendo uma garrafa com água quente.
  • Mantenha o animal aquecido e encaminhe-o para o veterinário imediatamente.
  • Transporte-o na posição deitada, sempre com a cabeça mais baixa em relação ao corpo.

DICA:
A parvovirose é a principal enfermidade em cães que causa perda sanguínea pelas fezes. Mas isso não configura hemorragia interna.

Fonte:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Jackson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 31/08/2011
Idade : 21
Localização : SP

Ver perfil do usuário http://patasegarras.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum