Patas & Garras

Velhice Felina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Velhice Felina

Mensagem por Gìíh em Ter Jul 03, 2012 8:57 pm

Cuidados simples pra garantir longevidade pro seu gato



Um gato, atualmente, vive em torno de 15 anos. Mas a longevidade de um felino depende de vários fatores, como, por exemplo, a mudança de conceitos ligados aos gatos. Hoje, por serem tratados como animais de estimação e não como caçadores de ratos, houve uma minimização dos riscos contra a sua vida, com alimentação de qualidade e apropriada, imunização, esterilização, proibição do acesso à rua, evolução da medicina felina, entre outros.

Como a estimativa atual é de 15 anos, aos 10 anos de idade, o gato atingirá o último terço de vida, que corresponde à idade senil, por isso, ele deve chegar a esta idade em boa saúde.

Geralmente, os felinos idosos são mais sedentários, sonolentos, menos curiosos, carentes por não participar das atividades familiares, apresentam dores articulares devido a doenças degenerativas, fraqueza muscular, predispondo-os ao crescimento das unhas a tal ponto de machucar as patas por não gastá-las.

Nesta idade, os gatos também são menos tolerantes ao frio ou calor, procuram locais mais confortáveis e aquecidos para descansar, seus pêlos ficam mais secos e sem brilho, visto que os gatos idosos se limpam menos, seus sentidos ficam diminuídos, como audição, visão e olfato, diminuindo o apetite e ingestão hídrica, os tornando mais suscetíveis à desnutrição e desidratação.

Os felinos também podem apresentar gengivites dolorosas, retenção fecal, problemas urinários e diminuição dos movimentos intestinais, diminuição da capacidade digestiva dos alimentos. Ocorre com maior freqüência a formação de massas ou neoplasias e queda no sistema imune.

Os gatos idosos podem desenvolver doenças crônicas como insuficiência renal ou hepática, hipertiroidismo, obesidade, diabetes, lipidose hepática, hipertensão arterial dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, endócrinos em que o exame clínico e exames complementares podem identificar possíveis alterações.

Os segredos para uma longevidade saudável em gatos

Ultrapassar a barreira dos 15 anos não é para qualquer bichano, a expectativa de vida de um gato de rua é de cinco anos, já um bicho castrado, domiciliado, bem alimentado e imunizado consegue alcançar os 15 e, por que não, os 20 anos. O gato mais velho do mundo, segundo o Guiness Book, tem 36 anos.

No entanto, a longevidade de qualquer animal depende 35% de fatores genéticos e 65% de fatores ambientais, ou seja, o ambiente favorável para vida longa inclui um dia-a-dia sem estresse e amor da família. O estado de estresse está ligado ao sistema imune, quando ele aumenta, a resistência física cai, deixando o organismo vulnerável a doenças. No gato ele pode ser provocado pela relação com outros bichos ou humanos.

A castração aumenta a expectativa de vida, pois previne câncer de mama nas fêmeas, grande quantidade de cópulas e partos com muitos filhotinhos. E nos machos diminui o comportamento sexual, que inclui brigas de deputas por fêmeas ou território.

Para prever o futuro de um gato, é importante olhar o seu passado. Sua árvore genealógica diz muito sobre sua vida, a característica de longevidade pode vir de família ou predisposição a doenças, mas nem sempre isso é possível.

Dependendo da raça do gato existem diferenças anatômicas e fisiológicas que influenciam na velhice, predispondo-os a doenças e devem ser investigadas.

É muito importante diferenciar os sinais da idade com manifestações de doença, que pode ser tratada pelo veterinário antes de sua progressão.

O programa preventivo de saúde do gato idoso deve ser iniciado aos 8 anos de idade, com acompanhamento periódico a cada 6 meses para um check-up com avaliação clínica e laboratorial.

Independente da etapa da sua vida é fascinante conviver e amar um felino!

avatar
Gìíh

Mensagens : 46
Data de inscrição : 03/09/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum