Patas & Garras

Raça do mês de Agosto: Aidi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Raça do mês de Agosto: Aidi

Mensagem por Gìíh em Dom Ago 05, 2012 11:17 pm

Nome da Raça: Aidi, Cão do Atlas, Aïdi, Chien de Montangne de l’Atlas

ASPECTO GERAL

Compacto, audacioso, notável por sua potência e mobilidade, bem musculado, resistente, fortemente construído sem ser desajeitado, possuindo uma espessa e cerrada pelagem que o protege tanto do calor quanto do frio das montanhas nativas. Essa lã fornece uma armadura protetora nas lutas que o atlas tem que empreender contra chacais e outros predadores. Ele possui um olhar indiscutivelmente penetrante, fixo, atento, sempre pronto a cumprir seu papel de guardião. Em algumas regiões do Marrocos é costume amputar as orelhas e mesmo a cauda dos cães de trabalho.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ORIGEM
Marrocos. Raça provavelmente autóctone de uma localidade marroquina do Saara. O Cão do Atlas, ou Aidi, existe desde tempos imemoriais nas montanhas e nos platôs do norte da África. Hoje ele pode ser encontrado em grande número nas montanhas do Atlas do Marrocos, o país que detém o padrão da raça.

O Aidi está estreitamente relacionado com as populações de pastores semi-nômades das regiões montanhosas e tem nitidamente o papel de defender as tendas e pertences de seus donos tanto quanto proteger os rebanhos do possível ataque de predadores selvagens.
Utilização: guarda, proteção de rebanho e de pertences do dono.

PELAGEM
Pêlo grosso, preferencialmente áspero, comprimento médio, cerca de 6 cm ou mais, na face e orelhas onde é curto e mais refinado. No pescoço e sob a garganta, forma uma juba especialmente nos machos. Os culotes e cauda são revestidos com pêlos muito longos e bem fartos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

COR
As cores da pelagem são muito variadas.
• Fulvo: da cor areia esmaecida ao vermelho profundo. Essas pelagem podem ser tigradas, com cobertura preta ou portando um manto de qualquer azul. Este manto pode ser bem amplo.
• Marrom: do beije às nuanças de pão queimado. Os tons mais claros podem ter mantos de com marrom mais escuro.
• Preto.
Todas essas pelagem podem ter pontos com branco, os pontos podem ir de poucas e discretas marcas até a completa cobertura (pelagem branca). Os lábios e trufa devem ser sempre fortemente pigmentados de preto ou marrom (dependendo da cor da pelagem).
Arlequins, azuis e isabelas não são aceitáveis.
Porte: médio

TEMPERAMENTO/ COMPORTAMENTO
Muito confiável, afeiçoado e dócil com seu dono e membros da família, o Cão do Atlas revela um notável e inerente comportamento de proteção. Sempre alerta instintivamente avalia a gravidade e a proximidade do perigo e, corajosamente, oferece uma resposta eficiente e apropriada.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

CUIDADOS E DICAS
O pêlo requer cuidado especial, já que é semilongo. É preciso escová-lo com frequência para retirar os pelos mortos, e também para não embaraçar os fios. Muito ativo, o Aidi não é um cão para viver em apartamento. Recomenda-se casas com quintal grande, ou áreas rurais, para que ele possa se exercitar, correr e gastar sua energia. Se o quintal não for muito generoso, o ideal é levar o cachorro para longos passeios diários.
avatar
Gìíh

Mensagens : 46
Data de inscrição : 03/09/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum